A importância sobre o consumo sustentável da água, sobretudo em regiões ou épocas de escassez hídrica, levou-nos a necessidade de desenvolver indicadores mais robustos para gerenciar o seu uso. Entretanto, reduzir o consumo de água não é uma atividade simples, pois muitas vezes o processo de fabricação na planta já possui a tecnologia de ponta em termos de uso reacional de água.

A Pegada Hídrica (Water Footprint) é uma avaliação do consumo direto e indireto de água doce e do lançamento de efluentes, e cujo indicador permite que este recurso seja eficientemente administrado, protegendo a empresa e sua marca de potenciais crises hídricas e/ou de riscos à sua reputação. Diferentemente da gestão “tradicional” do consumo direto de água nas linhas de produção, os resultados da pegada hídrica indicam quais os processos internos e quais os fornecedores que devem ser priorizados para a minimização do uso deste recurso.

Através desta análise é possível identificar os hotspots da cadeia de valor, que são as etapas do processo em que ocorrem as maiores demandas de água e cujo mapeamento é de suma importância quando se busca reduzir a pegada hídrica de um produto e/ou serviço.

 

A EnCiclo presta consultoria no desenvolvimento de projetos de pegada hídrica seguindo as exigências da NBR ISO14046 (2017). Entre em contato e veja como podemos ajuda-lo!

 

Contato e Suporte