A Pegada de Carbono (Carbon Footprint) é uma avaliação de desempenho ambiental de produtos e/ou serviços com foco nas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas ao longo de seu ciclo de vida. Os GEE são os aspectos relacionados ao impacto de Aquecimento Global ou Mudanças Climáticas, questão que ganhou especial importância ao longo das últimas décadas devido aos efeitos danosos causados pelo aumento da temperatura no globo, como efeito do acúmulo destes gases na atmosfera.

Através desta análise é possível identificar os hotspots da cadeia de valor, que são as etapas do processo em que ocorrem as maiores emissões de GEE e cujo mapeamento é de suma importância quando se busca reduzir a pegada de carbono de um produto e/ou serviço.

A quantificação de GEE permite compreender os impactos das diversas atividades  e ações, auxilia na comunicação de relatórios de emissões (GRI e GHG), suporta o desenvolvimento de metas ambientais específicas, possibilita a entrada no mercado de carbono ou em programas como o RenovaBio, atende especificações de rotulagens ambientais ou de índices de desempenho em frentes como a ISE BM&F Bovespa além de fornecer os meios necessários para que a estratégia organizacional contribua com as metas de redução globais ou nacionais, agregando valor ao negócio.

 

A EnCiclo presta consultoria no desenvolvimento de projetos de pegada de carbono seguindo as exigências da norma ISO TS 14067 (2013). Converse com um de nossos especialistas!

Contato e Suporte