A Pegada Ambiental de Produto ou simplesmente PEF (Product Environmental Footprint) e a Pegada Ambiental de Organizações (OEP – Organization Environmental Footprint) são propostas do programa Europeu de aumento da eficiência no consumo de recursos, cujo objetivo é fornecer “uma forma comum de medir o desempenho ambiental” para empresas dentro da UE e para empresas que desejam comercializar os seus produtos no continente europeu. A PEF e a OEF se escoram em regras aplicadas a categorias de produto/organizações, agregando confiança aos resultados e aumentando a aceitação dos resultados sobretudo em comparações no mercado consumidor. 

A PEF/OEF é fundamentada em um indicador multicriterioso da sustentabilidade de um produto/organização. Por considerar este conjunto de indicadores ambientais relevantes, a PEF/OEF é considerada pela Comissão Europeia como elemento chave em políticas estratégicas e situações competitivas de mercado. Portanto, embora recente, a PEF/OEF torna-se um diferencial de mercado na Europa e possivelmente uma exigência para organizações que atuam (ou desejam atuar) no mercado europeu.

A EnCiclo quantifica a PEF/OEF de acordo com as especificidades das Regras de Categoria de Pegada Ambiental (PEFCRs) vigentes, enquadrada nas normas específicas da ACV em atendimento aos guias do ILCD e UE e indica soluções para diminuir a pegada ambiental do ciclo de vida de seus produtos, serviços ou organização.

 

Para maiores informações entre em contato!

 

Contato e Suporte